15/12/2015

[RESENHA] #UMA VIDA PARA SEMPRE | SIMONE TAIETTI

Hello bibous, tudo okay? No post de hoje eu trago uma resenha de um livro nacional, publicado pela editora Novo século, com o selo novos talentos da literatura. O livro foi escrito pela autora Simone Taietti, e ela me cedeu o livro de parceria com o blog, espero que gostem e continuem lendo...

Ficha técnica
Título: Uma vida para sempre
Autor (a): Simone Taietti
Editora: Novo Século
Gênero: Literatura nacional
Ano: 2014
Páginas: 347
Avaliação: ★★★
Sinopse: Ethel diz estar morrendo. Contudo, não afirma isso apenas em razão de sua doença. Talvez a única certeza de nossa existência seja a morte, o fato de que ela chega para todos. Mas nem por isso deixa de ser a maior incógnita da vida.Em um hospital, em meio à dor das histórias dos pacientes, Ethel encontrou amigos. Entre passeios em cemitérios, frequentando velórios e enterros de estranhos, ela tenta preparar a si e aqueles que ama, para o que parece estar ali tão próximo, o fim. Entretanto, não esperava enfrentar algumas surpresas que a fizessem duvidar de tal preparação.
As estatísticas ruins, a inexorável passagem do tempo. Onde reside a lógica disso que nos arranca pedaços, da súbita inexistência do que outrora era vívido e pulsante? Um corpo que jaz. Palavras que se perdem. A finitude de tudo o que é tão belo talvez seja a maior dor do mundo.
Uma vida para sempre é um compilado de desejos, pensamentos e dias.
Quanto dura o para sempre?
Ethel descobriu.
      O livro é apresentado como sendo um diário que Ethel escreve toda dia seus pensamentos, angústias etc. Então a estória se inicia... Ethel é uma adolescente que tem uma grave doença, que aos poucos a mata diariamente, na verdade são duas doenças: a incapacidade de sentir dor, e a outra é a incapacidade de transpirar (suar), por isso ela tem uma doença com a nomenclatura de CIPA. Ela é uma pessoa que diz estar morrendo e por isso ela quer "entender" a morte. Ela tenta de todas as formas achar um jeito de lidar com a morte, pois trata-se de algo que não é imutável, infelizmente todos morrem e nem sempre estamos preparados para esse momento fatal.
          Ethel deseja em seu coração ajudar aqueles que diferente dela sentem fortes dores e por isso ela os ajuda emocionalmente e se torna amiga de muitos, como Max e Gertudes. Aos poucos podemos perceber que na verdade ela é apenas uma menina como outra qualquer, mas que deseja ser o diferencial, ela deseja desmistificar a morte, quebrar esse TABU, as pessoas tem medo da morte, e não falam sobre o assunto, é como se ao dizer essa palavra, você fosse ser o responsável por atrair essa lastima sobre si.
           A mãe dela é uma mulher super protetora, que viu sua vida desmoronar quando ficou viúva, e sua filha órfã de pai. Por isso ela é muito autoritária com a filha, mas não é por maldade é apenas excesso de preocupação pela doença que aos poucos vai piorando.
     Ethel vive uma feliz estória de amor ao conhecer Vítor no hospital em que frequenta semanalmente e ela vive um amor genuíno e muito maduro ao mesmo tempo, ambos são diagnosticados com doenças extremamente graves, mas eles não querem deixar de viver e de fazer a diferença neste mundo antes de partir... Mas as coisas tomam caminhos que ninguém esperava... Infelizmente.

        Bom, o livro é intrigante e ao mesmo tempo simples de ser lido, são acontecimentos que nós nunca esperamos que vá acontecer conosco ou algum familiar, mas a morte é a única certeza da vida. Outro ponto que enriqueceu a leitura, foram citações de poemas, filmes, livros, teorias etc, acabou deixando o livro com mais bagagem cultural e foram citados diversos autores o que me agradou e não deixou a leitura entediante.
          O livro é narrado em primeira pessoa pela Ethel, e no final do livro, há algumas páginas com pontos de vista de outros personagens. O livro tem uma escrita agradável, não encontrei erros de gramática ou de formatação. A capa do livro é simples e colorida, a diagramação é sofisticada, sem muita inserção de imagens etc.
         Espero que tenham gostado da resenha, siga o blog, deixe seu comentário o que acharam da resenha, bjs.

Nenhum comentário:

© LETÍCIA BALDEZ. 2013 - 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
CRIADO POR: LETÍCIA BALDEZ.
TECNOLOGIA DO BLOGGER.
imagem-logo